quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como Funciona a Rede Wireless?


Redes Wireless estão a cada dia mais comuns.
Substituindo os cabos, e com preços cada vez mais acessíveis, as redes sem fio estão em constante evolução. O príncipio básico é simples, em vez de cabos, usa-se sinal de rádio para fazer a conexão.
 Existem 3 padrões principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. Cada padrão tem vantagens e desvantagens. Ao escolher um padrão, alcance, estrutura do local, custos, devem ser considerados.

  • 802.11a Opera numa frequência de 5Ghz, o que oferece grande confiabilidade, por ser uma frequência menos utilizada. Fornece uma velocidade mais rápida que o padrão 802.11b (até 54 Mbps), porém com um alcance operacional menor. A partir de 30 metros há redução de velocidade, mas em alcances menores fica entre 22 e 40 Mbps.

  • 802.11b é o tio de rede wireless mais popular, com velocidade máxima de 11 Mbps e alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em área aberta. A velocidade de acesso depende bastante da distância ao ponto de acesso. A 20 metros a velocidade gira em torno de 11 Mbps. Em alcances de 80 a 100 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou menos, o que pode causar perda de sinal e lentidão na conexão.
A frequência é de 2.4 Ghz, o que pode ocasionar problemas com telefones sem fio ou fornos de microondas.

802.11g é uma linha de produtos de fabricantes de rede sem fio que combina conceitos da 802.11a e 802.11b, conhecida como tecnologia “G”, apresenta velocidade do 802.11a, mas é totalmente compatível com redes 802.11b existentes. É mais barato que a tecnologia 802.11a, mas ainda usa a frequência de 2.4 Ghz, o que ainda pode ocasionar interferências de outros dispositivos. É uma ponte entre 802.11a e b ao mesmo tempo que fornece uma versão melhorada para uma rede “b”. O alcance é o mesmo que 802.11b, não é compatível com o padrão “a”.

Rede Ad-Hoc: Quando existem apenas dois computadores, não é necessário um ponto de acesso, basta que exista um adaptador de rede sem fio para cada computador.

Para uma rede pequena, com poucas paredes, tudo que é preciso é 1 adaptador de rede sem fio por computador e 1 access point wireless ou roteador.

O roteador wireless utiliza uma antena para enviar sinais para dispositivos sem fio e um cabo para enviar sinais para a internet.
Para conectar vários computadores em rede é necessário um roteador sem fio. Um roteador é formado por 1 porta para se conectar ao cabo ou modem DSL, um roteador, um hub Ethernet, firewall e um access point sem fio.

Um roteador wireless permite usar sinais sem fio ou cabos de rede para conectar os computadores entre si, a impressora ou à Internet. Normalmente cobrem um raio de 30 m, mas paredes e móveis podem bloquear o sinal.

A maioria dos roteadores possui uma interface web que permite acesso a uma série de configurações:

  • o nome da rede, normalmente o nome do fabricante;
  • canal do roteador
  • segurança

Para manter a sua rede privada, pode usar um dos métodos seguintes:

  •  a Wired Equivalency Privacy (WEP) usa codificação de 64 ou 128 bits. A codificação de 128 bits é a opção mais segura. Qualquer um que quiser usar uma rede habilitada pelo WEP tem de conhecer a chave do WEP, que é geralmente uma senha numérica.
  •  WiFi Protected Access (WPA) é um avanço em relação ao WEP e agora pertence ao protocolo de segurança de rede sem fio 802.11i. Ele usa criptografia de protocolo de integridade de chave temporal. A segurança do WPA (como a do WEP) envolve inscrever-se com uma senha. A maioria dos hotspots públicos é aberta ou usa tecnologia WPA ou WEP de 128 bits.